O setor logístico é composto por diversas etapas de funcionamento que garantem seu sucesso e eficiência operacional. O transporte de cargas compõe a fase final desta atividade e determina a competência do serviço.
Afinal, assegurar que a entrega de quaisquer cargas ocorram da melhor maneira possível e cumpram todos os prazos estabelecidos, é essencial!
Nesta etapa, contamos com três importantes pilares: o embarcador, a transportadora e o motorista.
O embarcador nada mais é do que o dono da carga, ou a indústria, e sua função é disponibilizar informações claras referentes a carga para suas transportadoras homologadas e motoristas parceiros, como peso, valores, ponto de coleta e destino.
Já a transportadora, é responsável pela interface entre indústria e motoristas, buscando profissionais e caminhões ideais para o transporte da carga em questão.
Além disso, sua função é realizar a emissão do CTe e cuidar de toda documentação relacionada ao transporte, responsabilizando-se também pelo cumprimento de todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O motorista, por sua vez, é encarregado pelo transporte das cargas, operando desde o local de saída até o local de chegada.
Mas como é possível saber que o processo de transporte ocorreu da melhor forma e com a eficiência necessária?
Acompanhe!
Monitoramento de cargas: o que é e como fazer
Já sabemos da importância do processo de distribuição de cargas e de como a entrega adequada, e o cumprimento de prazos estabelecidos, determinam o sucesso do setor logístico.
O monitoramento de cargas em tempo real é um dos grandes responsáveis pela possibilidade de êxito da operação, pois o rastreio de cada carga em transporte, permite que a equipe acompanhe todo o processo, e consequentemente, intervenha em caso de imprevistos.
Esta função pode ser realizada através de dispositivos GPS alocados nos veículos de transporte ou através do próprio smartphone do motorista, fornecendo diversas informações sobre o trajeto, bem como aceleração do veículo e previsão do horário de entrega.
Existem diversas tecnologias capazes de proporcionar o monitoramento de cargas.
Conheça as principais:
Rastreamento via GPS: o rastreamento de cargas via GPS é um dos sistemas mais utilizados no setor logístico. Seu funcionamento via satélite permite que o trajeto do veículo seja monitorado em tempo real.
Rastreamento por radiofrequência: esta tecnologia funciona através da emissão de sinais de rádio e possibilita que a carga seja monitorada até mesmo em locais fechados, bem como subsolos e túneis
Rastreamento por telemetria: a partir desta opção, é possível realizar o monitoramento através de sensores analógicos ou digitais, instalados no veículo, e coletar informações diversas, como velocidade acima da média e períodos de inatividade do transporte.
Rastreamento via Smartphone: o rastreamento também pode ocorrer através de aplicativos no smartphone, possibilitando o acompanhamento da carga – seja pelo trajeto, autonomia de bateria e velocidade do motorista – e realizando a coleta e consolidação dos dados em uma única plataforma.
Quais os benefícios do monitoramento de cargas?
Agora que já entendemos o que é o monitoramento de cargas e quais são suas possibilidades de operação, é hora de conhecer todas as vantagens desta solução.
Confira!
Redução de riscos: tentativas de roubo e extravios de cargas são reduzidas quando o veículo é monitorado, garantindo a segurança do motorista e da carga em transporte, já que o veículo pode ser localizado a qualquer momento.
Garantia de agilidade: o rastreamento em tempo real permite que quaisquer falhas durante o percurso – como desvios de rota -, sejam notificadas para que a equipe de logística ofereça uma solução ágil, garantindo que os prazos de entrega não sejam afetados.
Redução de custos: a partir do monitoramento de cargas, é possível que o setor logístico determine e controle quais rotas devem ser seguidas, assegurando que o motorista não passe por muitos pedágios e que dirija pelo menor percurso.
A adoção dessas medidas proporciona a redução de diversos custos relacionados aos gastos com combustível e praças de pedágio.
Satisfação do cliente: o rastreamento de cargas garante a tranquilidade do cliente, já que ele também pode acompanhar o trajeto do veículo aguardado e pode contar com o cumprimento de prazos e com a qualidade do processo de entregas da empresa de logística contratada.
Fonte: CargOn